segunda-feira, 30 de setembro de 2019

#PraQuemIndico 6: COMO NASCE UM PROFESSOR? UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE INDIVIDUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO

Ol@ professorxs! Hoje o #PraQuemIndico é especialmente para vcs :) Espero que gostem e sintam-se aconchegados com esta leitura! Pensem em um livro sem muitos caprichos editoriais, um livro em formato de bolso simples, com menos de 74 páginas excluindo-se aqui as referências, contudo certamente um daqueles livros que vc lê e que lhe atravessa para todo sempre! Então? EsTe É o LiVrO!


Um livro sobre formação de professores que não é chato muito menos entediante. Um livro que te abraça com carinho enquanto propõe uma formação de professores baseada no princípio do amor. A autora é professora, especialista em educação (mestra e doutora) e possui uma vasta experiência com formação de professores. Partindo do pressuposto de que "a aprendizagem não é somente um ato racional", mas, "um ato de amor a si mesmo, de amor à vida e a tudo o que ela abarca", a autora pensa sobre formação de professores a partir de referênciais teóricos que vão além de modelos teóricos que privilegiam a racionalidade técnica, e assim, consegue levar em conta os avanços culturais e as questões relacionadas a subjetividade. 


A autora pontua que "[...] a maioria das práticas formativas baseia-se no fornecimento de recursos teóricos e técnicos aos professores, os professores, por sua vez, parecem não poder ou não desejam utilizar grande parte deles [...]", (p. 14-15). E assim, a partir de usas experiências de observação da trajetórias destes professores ela percebe que precisa rever estas práticas formativas e propõe o encontro com as MATRIZES PEDAGÓGICAS que segundo a autora não representa somente a síntese de seus aprendizados teóricos, mas também suas experiências culturais vivenciadas a partir do lugar de quem aprende.


Deste forma, a autora nos convida a pensar sobre este nosso lugar histórico-social-cultural a partir do que ela chama de MATRIZES PEDAGÓGICAS. Percebemos então que tudo isto se dá no caminho, na travessia mesmo da vida e por isso mesmo a "educação é um processo que não tem fim" (p. 20), e que portanto "[...] não basta também só fazer, mas, pensar o que se faz e sobre o que se faz. [...]" (p 22). E aí?! É  educador e ficou curioso(a) para saber que MATRIZES PEDAGÓGICAS são estas, como estas MATRIZES SIMBÓLICAS são construídas ao longo da vida? E como podem ser modificadas? Corram lá e leiam esta obra calorosa e cheia de amor e descubram! (rsrsr não posso dá spoilerkkkkk) Mas, sigam o coelho!

[...] as matrizes pedagógicas de cada professor não começam a se construir nos cursos de formação, mas estão enraizadas em instâncias muito mais profundas de sua psique e vão ganhando formas pessoais, conforme ele vivencia situações de aprendizagem nas quais foi constelado o Arquétipo do Mestre-Aprendiz, o que ocorre desde o início de sua vida." (p. 28-29)

Ah, e tenham um feliz dia dos professorxs pois está chegando!


Compre o livro pelo link abaixo e contribua para o crescimento deste canal:)


FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? uma reflexão sobre o processo de individualização e formação. São Paulo: Paulus, 2003. (Questões fundamentais da educação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário