quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PARABÉNS ARTE-EDUCADORES!

Estava eu aqui a trabalhar em um artigo que pretendo apresentar como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para pós-graduação. Quando de repente, entre uma leitura e outra para relaxamento, fui agraciada com uma pérola! (por meio da rede social mais famosa do momento, o FACEBOOK)

A notícia-pérola que me chegou foi que: ontem dia 23 de fevereiro de 2016, foi aprovada pela Comissão de Educação e Esporte (CE) o Projeto de Lei  (PL) de 2010, a PL 7.032/2010 que tinha a proposta de alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, (LDB/96) no que se concerne aos aspectos que versavam sobre o ENSINO DE ARTES nos contextos escolares. Assim, a notícia me deixou imensamente feliz; por dois motivos: 

Primeiro; a notícia me chega justamente na manhã do meu primeiro dia de trabalho na produção de um artigo onde parto da hipótese de que música é uma forma de linguagem que se manifesta e expressa de modo antropológico-cultural, em relação de diálogos e oposições nas vivencias dos sujeitos históricos nos seus meios sociais, e que portanto se partirmos de uma concepção educativa-pedagógica progressista-libertária de educação (de modo consciente) a música em diálogo com outras disciplinas (neste caso o ensino religioso escolar) dentro dos espaços formais de ensino-aprendizagem poderiam colaborar de modo efetivo para a transformação destes ambientes, resultando assim em práticas educativas inovadoras e transformadoras. Sendo assim, esta notícia colabora efetivamente com minhas hipóteses!

Segundo; a notícia me deixa feliz por saber que esta alteração legal de hoje abre espaço para que muitos estudantes de licenciatura amanhã possam ter merecidamente seus espaços garantidos dentro dos ambientes formais de ensino-aprendizagem e assim a possibilidade um um trabalho mais comprometido aumentam consideravelmente. Parabéns para vocês arte-educadores! E que esta não seja apenas mais uma alteração visando espaço de mercado-profissional, mas que os futuros docentes-artistas após ocuparem estes postos realmente façam a diferença. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário